Café: paixão brasileira

Consumo da bebida cresce 35% durante a pandemia do coronavírus.

Aprenda a preparar um delicioso café cremoso

 

O café é a segunda bebida mais consumida pelos brasileiros, atrás apenas da água. A paixão pela bebida é tanta, que o consumo aumentou 35% durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).

 

Durante os meses de março, abril e maio, as lojas do Grupo Mateus também apresentaram crescimento significativo na procura pelo produto. Em comparação ao mesmo período do      ano passado, o aumento na procura pela bebida foi de 29% em todas as operações do Grupo, no Maranhão e Pará. “Esse crescimento tem relação direta com o tempo em que as pessoas estão passando em casa. Além do preço do produto que tem forte influência na procura”, revela Rafael Pimentel, coordenador de compra do Grupo Mateus.

 

Mania nacional

 

Dados divulgados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que, no Brasil, a maior parte do consumo doméstico ainda é do café coado tradicional, considerado por algumas pessoas o mais saboroso dos cafés. Ainda de acordo com o Instituto, 45% do total do consumo nacional se concentra na região sudeste. Já o nordeste fica em segundo lugar, responsável por 22% de todas as compras realizadas no país.

 

Os números da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) indicam, ainda, que o consumo interno atingiu a marca de 21 milhões de sacas entre novembro e 2017 e outubro de 2018, em todo país. Isso significa que cada brasileiro consumiu, em média, 6 kg de café cru e 4,82 kg de café torrado e moído nesse período. Segundo a Associação, esse crescimento deve aumentar nos próximos anos.

 

Contudo, além de deliciosa, a bebida também favorece benefícios à saúde. Sendo um aliado na luta contra doenças como câncer, alzheimer, depressão, estresse e diabetes, quando consumido em moderação. Além disso, essa tradicional bebida ajuda na digestão e até rejuvenesce as células do corpo, apontam estudos.

 

Café cremoso

 

Que o café é a bebida mais amada do Brasil não é segredo, mas será que todos os brasileiros sabem prepará-lo? Para ajudar você, separamos uma receita fácil e prática que vai surpreender. É o delicioso Café Cremoso. Confira o passo a passo!

 

Ingredientes

 

50g pacotinho de café solúvel 

2 xícaras de açúcar

1 pitada de canela

1 xícara de água fervente

 

Preparo

 

  • Na batedeira, coloque o café, o açúcar, a canela e misture bem;

  • Em seguida adicione a água quente;

  • Bata tudo por cerca de 10 minutos ou até que fique bem volumoso e liso;

  • Para finalizar, adicione 2 colheres (sopa) da mistura em uma xícara, adicione o leite quente e misture. Está pronto!

 

DICA: A mistura dura até 3 dias na geladeira ou 3 meses no congelador e pode ser usada em outros momentos.