5 razões para cultivar plantas em casa já

Setor de jardinagem do Spazio Mateus conta uma variedade de plantas para cultivar dentro ou fora de casa. Conheça!

1/6

Elas melhoram o ambiente, ajudam na decoração, trazem mais vida e colorido para o lar e podem até ajudar na saúde. Cultivar plantas proporciona uma série de benefícios. E foi exatamente quando a maioria das pessoas se isolou em casa, durante a quarentena, diante da pandemia do novo coronavírus, que muitas pessoas passaram a cultivar as plantinhas.


Passando mais tempo em casa, a jornalista Juliany Oliveira foi uma das centenas de pessoas que encontraram no cultivo uma forma de passar o tempo. “Moro em apartamento e fica muito complicado ter um pet, então pensei em cultivar plantas e estou apaixonada. Comecei com duas suculentas e já tenho cinco jarros com outras plantas espalhados pela casa e, vou continuar comprando mais. Elas deixam o espaço mais aconchegante e vivo”, garante a jornalista.


Além de embelezar os espaços, o cultivo de plantas traz outros benefícios. Por isso, aqui vão cinco boas razões para provar que a jardinagem pode ser um hobby saudável. Veja!



Plantas purificam o ar

Esse é um benefício comprovado cientificamente. Isso porque durante o processo de fotossíntese, as plantas absorvem a luz solar e os gases do ambiente — principalmente o dióxido de carbono — por meio de poros presentes em suas folhas e raízes para convertê-los em energia. Por isso, é tão importante manter e proteger as florestas e a vegetação em centros urbanos.


Plantas decoram o ambiente


Dentro ou fora de casa, a presença de plantas faz toda diferença. Uma casa sem planta é uma casa sem vida. E já imaginou uma floresta sem árvores? Não faria sentido, não é mesmo?!


Plantas são umidificadores naturais


Em vez de usar um umidificador mecânico, coloque algumas samambaias espalhadas pela casa. Durante a transpiração, as gotículas de água hidratam o ar do ambiente, além de deixá-lo mais aconchegante.


Plantas melhoram a saúde mental


Ter uma plantinha em casa ou na mesa de trabalho também ajuda a diminuir o estresse do dia a dia. “Além de darem uma cor ao ambiente, as flores e plantas dão a sensação de vida, de tranquilidade e aconchego. Sem contar aquele cheiro bom de quando as molhamos. Tudo isso nos acalma e tranquiliza. Nossa mente fica até mais tranquila e criativa”, explica a psicóloga Celiane Chagas.


Plantas melhoram a qualidade da vista


Muitas pessoas acreditam que tudo que você tem a fazer é olhar para uma planta quando seus olhos estão irritados ou cansados, como quando ficamos horas na frente de um computador, para aliviar a tensão ocular. Uma boa dica é escolher a plantinha jiboia.


Um jardim no Mateus!


Pensando nos benefícios que o cultivo de plantas proporciona ao ser humano e na escolha correta de cada espécie, o Grupo Mateus criou, há quase três anos, o setor de Jardinagem nas unidades do Spazio (Cohama, Calhau e Renascença), em São Luís.


O setor conta com profissionais treinados, uma grande variedade de orquídeas, cactos e plantas ornamentais, sem contar a diversidade de cores das flores calandivas, gérberas, azaleias, rosas e plantas que podem ser cultivadas ao abrigo de sol ou na sombra. “Aqui, os apaixonados por plantas e flores podem escolher as plantas e ainda tirar dúvidas e receber orientações quanto ao cultivo correto de cada espécie. Além disso, contamos com vasos para plantas pequenas e grandes”, explica o florista do Spazio Renascença, Rafael Martins.


Quais plantas ter em casa?


Para aproveitar ao máximo todos os benefícios, é preciso conhecer qual espécie se adapta melhor a cada ambiente, por isso, é tão importante, antes de comprar a sua plantinha, saber mais sobre ela.

Com ajuda do florista Rafael Martins, separamos algumas opções para ambiente internos e externos. Confira!


Ambientes internos


  • Suculentas

Nos últimos meses, elas foram as grandes campeãs de procura. Originárias de regiões da África e América, as suculentas são fáceis de cuidar e se adaptam facilmente à ambientes internos. “Elas são parecidas com os cactos, em sua capacidade de armazenar água nas raízes, caules, troncos e folhas. Isso as protege das altas temperaturas e do clima seco. Se tornam fáceis de cultivar pois não precisam de muito espaço ou irrigação”, explica o florista.

  • Lírio da paz

Além do perfume inconfundível, o lírio da paz esbanja beleza em sua estrutura. A planta é comumente oferecida em sinal de boa sorte e de paz, também são atribuídas a ela propriedades purificadoras do ar. “Essa é uma espécie que precisa um pouco mais de atenção. Apesar de ser uma ótima opção para ambientes de meia sombra, seu ambiente deve se manter sempre úmido”, orienta.

  • Jiboia

Muito amada pelos brasileiros, a jiboia apresenta folhagens brilhantes e atrativas, e é considerada por muitos uma planta protetora e sagrada. “Além de ser uma planta bonita e fácil de cuidar, ela é da família das trepadeiras e o seu tamanho vai depender do vaso onde está plantada. Se tiver pouco espaço, ela não vai crescer muito; se for um vaso maior, ela enche bastante e pendura em móveis”, conta.


Ambientes externos


  • Palmeira-ráfia

De grande uso em ambientes tanto internos como externos, esta palmeira de origem asiática possui múltiplos caules finos e longos, e cresce ereta e em touceiras, com folhas plissadas verde escuras e brilhantes. “Ela deixa qualquer ambiente mais sofisticado. É uma ótima opção para varandas ou ambientes com luz indireta. A rega deve ser frequente, mas sem deixar a terra encharcada”, aconselha.

  • Espada-de-são-jorge

Essa é uma planta bem famosa e popular em jardins externos. O seu crescimento é bem lento, mas ela é uma espécie bastante resistente ao sol. “Pode ser cultivada tanto em meia sombra quanto em sol direto e aguenta tanto o clima frio quanto o calor. A espada-de-são-jorge não necessita de muitas regas, então, quando for colocar água, evite deixar o solo muito encharcado”, pontua.

  • Samambaia

A samambaia é uma das plantas ornamentais mais vendidas no Brasil. Com folhas verde claro, a espécie mais comum é a Nephrolepis exaltata, cultivada em vasos e jardineiras suspensas. “Apesar de ser uma ótima opção de decoração para ambientes internos, essa espécie aprecia bastante luz, e algumas variedades até toleram bem algumas horas de sol direto, portanto, podem ficar perto de janelas ou em ambientes com boa iluminação indireta, como por exemplo, varandas. É importante manter o solo sempre úmido, com rega frequente”, alerta.

Agora que você já conhece os benefícios e quais espécies ter em casa, passe em um dos Spazios do Grupo Mateus, adquira sua plantinha e se apaixone pelo mundo da jardinagem. Você não vai se arrepender!

© 2020 by Takashi Comunicação