7 benefícios do limão no fortalecimento do sistema imunológico

Nada melhor do que se refrescar com uma deliciosa limonada nos dias de calor, não é mesmo? Pois saiba que o limão, além de trazer sabor à rotina, é um grande aliado no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando na defesa do organismo contra diferentes doenças, causadas por vírus e bactérias. Mas é importante destacar que não existe alimento ou nutriente milagroso que evite ou trate a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Por outro lado, uma dieta balanceada como um todo ajuda o organismo a se manter preparado contra invasores. Kátia Souza, nutricionista do Grupo Mateus, dá algumas orientações para quem busca fortalecer o sistema imunológico. “Alimentar-se diariamente de frutas e verduras é essencial para quem tem a imunidade baixa. No caso do limão, por ser um alimento rico em vitamina C, é um forte nutriente no combate a gripe e resfriados, pois o ácido ascórbico (Vitamina C) também possui efeitos anti-inflamatórios e é utilizado como apoio complementar para os sintomas respiratórios”, pontua.

Além da vitamina C, o limão tem uma série de componentes benéficos à saúde. Por exemplo, a vitamina A – excelente na proteção da visão e da pele; vitaminas do complexo B – que auxiliam no funcionamento cerebral e ainda colaboram para afastar problemas emocionais, como a depressão; inúmeros minerais, como cálcio e magnésio – essenciais na proteção da saúde dos ossos e do cérebro; além de vários ácidos antioxidantes, que fazem uma verdadeira limpeza no organismo e colaboram para dar tchau às toxinas. “O limão também é rico em minerais e vitamina C, além disso, possui substâncias em sua casca, como os óleos essenciais, que podem trazer benefícios extras, como o auxílio na prevenção de câncer e a eliminação de toxinas do organismo, além de possuir uma potente atividade antioxidante”, comenta a nutricionista.

Agora veja um resumo dos 7 principais benefícios do limão:

1) Imunidade reforçada

Um copo (250ml) de limonada por dia já é o bastante para ajudar o organismo a aumentar a imunidade. Essa qualidade refere-se, principalmente, às altas quantidades de vitamina C, um dos nutrientes que mais contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.

2) Batimentos protegidos

O limão é muito eficaz na diminuição do acúmulo de placas de gordura nas veias e artérias por contar com a presença de ácidos cítricos, polifenois e vitamina C, que deixam o trânsito livre para que o sangue possa percorrer o corpo de forma saudável.

3) Efeito diurético

O suco de limão ajuda no bom funcionamento do trato urinário, o que potencializa a eliminação de toxinas. Por isso, a bebida tem efeito purificante e diurético.

4) Intestino saudável

Além de eliminar substâncias tóxicas, essa combinação estimula os movimentos intestinais e ajuda o fígado a produzir a bile, ácido importante para a digestão. A bebida ainda ajuda a aliviar sintomas indesejáveis, como ardor no estômago e distensão abdominal.

5) Limpa a pele

O suco de limão é riquíssimo em antioxidantes, que também ajudam a manter a pele bonita. Esses agentes aliviam manchas e rugas ao combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Assim, a bebida garante uma pele mais rejuvenescida.

6) Dá energia

Quando entra em contato com o sistema digestivo, o limão confere mais energia ao nosso corpo. A fruta ajuda a melhorar o humor e é eficiente até em tratamentos para reduzir a ansiedade.

7) Ajuda a emagrecer

As propriedades antioxidantes e desintoxicantes do limão são essenciais para eliminar toxinas e, assim, ajudar o corpo a perder peso. A fibra pectina promove maior saciedade, o que reduz aquele desejo incontrolável de comer.

Embora o suco não tenha poder de acelerar o metabolismo, um ingrediente especial pode ajudar nesse objetivo: o gengibre. Coloque algumas lascas do alimento na bebida e potencialize também todos os efeitos antiinflamatórios da água com limão.

© 2020 by Takashi Comunicação