Abacate: conheça os benefícios dessa fruta versátil

O alimento pode ser utilizado como opção de sobremesa, cremes, vitaminas.

O abacate é um alimento que já sofreu muitos julgamentos devido a sua quantidade de gordura, mas você sabia que a maior parte delas são monoinsaturadas, ou seja, fazem bem para o organismo? De acordo com a nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza, o seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL, considerado o bom colesterol. Além disso, ele contém fibras, vitaminas do complexo B, E, A e sais minerais, cálcio, ferro, fósforo, magnésio.

Em uma dieta equilibrada, consumir o abacate vai  proporcionar diversos benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudando a emagrecer: suas fibras solúveis impedem a absorção de gordura e de colesterol ruim de outros alimentos. Previne o envelhecimento, por causa das suas substâncias antioxidantes e tem função anti-inflamatória. É ou não é, um super alimento? Nesta quarta-feira livre, o abacate ganhou destaque entre as ofertas dos Supermercados Mateus, custando o quilo por R$3,79. Aproveite!

Consumo

Além de vitaminas o abacate pode virar sobremesa. Sendo  misturado com outras frutas, como abacate com maçã, morango e iogurte natural. Para você colocar a “mão na massa” e se deliciar com a fruta, separamos uma receita especial e bem gostosa com abacate. Confira:

 

Receita de Guacamole (serve três pessoas)

 

Ingredientes:

 

- meio abacate grande

- um tomate grande picado

- meia cebola roxa pequena picada

- três dentes de alho picado

- uma xícara de vinagre

- suco de um limão

- molho de pimenta ou pimenta dedo de moça a gosto

 

O limão não deixa o abacate escurecer por mais ou menos duas horas.

 

Modo de preparo:

 

Misture todos os ingredientes e bata rapidamente no liquidificador.

É só servir com torrada, saladas ou batatas assadas.

1/0