Alimentação OK, saúde OK!

Nutricionista dá dicas de alimentos que ajudam a fortalecer a imunidade

Se o organismo fosse uma máquina, os alimentos seriam os lubrificantes essenciais para que todas as engrenagens funcionassem da melhor forma. Claro, isso não impede que o carro transite por uma via defeituosa e acabe ficando com algum problema. Porém, as chances de o veículo apresentar um defeito se as revisões estiverem em dia são bem menores, não é mesmo? Fato é que o organismo não é uma máquina, mas precisa de insumos fundamentais para funcionar, já que muitas doenças são afastadas quando a imunidade está fortalecida. Diante da atual pandemia do novo coronavírus, embora não exista um alimento específico ou um grupo de alimentos que evite a COVID-19, sem dúvidas, uma alimentação saudável e balanceada auxilia na proteção do corpo contra diversos invasores. Kátia Souza, nutricionista do Grupo Mateus, dá algumas orientações para quem busca fortalecer o sistema imunológico.

 

“Alimentar-se diariamente de frutas e verduras é essencial para quem tem a imunidade baixa. Prefira sempre os alimentos in natura, ou minimamente processados. Evite o consumo excessivo de fast foods, pois contêm algumas substâncias que aumentam a inflamação de células do organismo e diminuem a capacidade do sistema imunológico”, recomenda.

A especialista sugere, ainda, o consumo de algumas frutas e vegetais. “As frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, antioxidantes que aumentam a resistência do organismo. Os folhosos (brócolis, couve, espinafre, entre outros) são ricos em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsável pela defesa do organismo, além de serem fontes de outros tipos de minerais e vitaminas, como potássio, magnésio e vitamina K”, orienta.

Um corpo saudável precisa se manter  hidratado e evitar o consumo excessivo de álcool. “A água é essencial para que todas as reações bioquímicas ocorram perfeitamente nas células, especialmente quando ficamos doentes”, esclarece. Como o álcool é diurético, o ideal é evitar exageros.

Sucos

Outra fonte  de proteção são os sucos detox, que se apresentam como uma excelente alternativa. “Eles promovem uma limpeza interna do corpo, eliminando as toxinas acumuladas, reduzindo o inchaço, regularizando o funcionamento do intestino e garantindo uma boa dose de nutrientes, o que contribui para o aumento da imunidade e melhora a saúde em geral”, enfatiza a nutricionista Kátia. No Mateus Supermercados, os clientes podem encontrar uma variedade de mais de vinte sabores e combinações diferentes de sucos fresquinhos, feitos na hora, como o suco detox de limão e hortaliças, um dos mais requisitados pelos clientes. É possível encontrar os sucos nas unidades da Cohama, Renascença e Calhau.

Quer experimentar fazer em casa? Separamos duas receitinhas rápidas para você tentar preparar em família. Veja:

 

1) Suco de couve com laranja

Este suco verde ajuda a aumentar a imunidade por ser fonte de ferro e vitamina C.

Ingredientes:

2 folhas de couve picadas;

suco de duas laranjas;

1 colher de chá de gengibre ralado;

1 colher de sobremesa de sementes de chia;

gelo a gosto.

Modo de preparo:

Higienize bem a couve, coloque no liquidificador o suco de laranja, a couve, o gengibre, a chia e o gelo. Bata bem até ficar homogêneo e sirva em seguida.

2) Suco de limão com gengibre e maçã

Esse suco é rico em fibras, tem ação anti-inflamatória e antioxidante, ideal para reforçar as defesas do corpo.

Ingredientes:

100 ml de água de coco;

2 fatias de gengibre;

½ pedaço de maçã;

suco de 1 limão siciliano;

canela em pó a gosto.

Modo de preparo:

No liquidificador, bata todos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Acrescente gelo e sirva em seguida.

© 2020 by Takashi Comunicação