Cúrcuma ou açafrão?

Com nomes diferentes, especiaria se destaca por oferecer inúmeros benefícios à saúde

Chás de ervas são utilizados como remédio há milênios e, hoje, não faltam estudos comprovando os efeitos benéficos em diferentes contextos, graças aos compostos protetores. Importante ressaltar que, embora não tenha o poder para curar doenças como a Covid-19, a especiaria pode ajudar na defesa do organismo e atenuar sintomas comuns a gripes e resfriados. Assim, a cúrcuma, que é o mesmo açafrão, ganha destaque por oferecer inúmeros benefícios à saúde, especialmente devido à presença da curcumina, um flavonoide (anti-inflamatório natural), que é seu principal componente.

“O açafrão é uma planta medicinal que tem como princípio ativo a curcumina que é a substância que fortalece o sistema imunológico e ajuda estabilizar a microbiota do corpo.

A microbiota é hoje o nome dado à flora intestinal e que tem uma série de funções muito importantes para reforçar a imunidade. O açafrão tem também ação na resposta ao estresse que tem relação com a imunidade. Quanto maior o estresse, mais frágil é a imunidade”, explica Kátia Souza, nutricionista do Grupo Mateus.

A especialista destaca outras propriedades benéficas do açafrão: “A curcumina é responsável pela ação anti-inflamatória, antioxidante, antidiabética, antitumoral, antiviral, antibacteriana e antifúngica”. Segundo Kátia, um organismo, quanto mais inflamado, maior a tendência de ter baixa imunidade. “Pessoas que se alimentam mal, que são sedentárias, que têm problemas na microbiota intestinal, não conseguem ter uma boa absorção das substâncias”, acrescenta.

Um mix de saúde

Uma boa receita para fortalecer as defesas do organismo é feita com água morna, limão, açafrão e uma pitada de pimenta do reino. Pela manhã, o composto pode ser preparado com 50 ml de água morna e limão, uma colher de chá de açafrão e mais uma pitada de pimenta do reino, que vai ajudar na absorção dos componentes do açafrão. A mistura deve ser tomada em jejum. Vale à pena também não descuidar de alimentos que desempenham ação antiviral natural. "O alho ajuda a fortalecer o sistema imunológico, assim como o gengibre, que pode ser usado em caldos, sucos, ou polvilhado nos alimentos", diz a nutricionista.

Produzido pelas abelhas

Alimentos produzidos pelas abelhas, como o própolis e a geleia real, são também aliados quando a intenção é fortalecer o organismo. Os shots, as fórmulas que concentram diferentes ingredientes e que são tomadas em um único gole, são a grande sensação para a imunidade, mas é importante que eles sejam adotados regularmente na rotina. Só assim, eles poderão dar o reforço necessário que o nosso corpo precisa, e quando houver um surto, epidemia ou até mesmo uma pandemia de algum vírus, pode ser possível enfrentar a doença de maneira mais resistente.

Juntamos alguns ingredientes e separamos uma dose de saúde para você. Veja!

INGREDIENTES

100 ml de água

Suco de 1 limão

15 gotas de própolis

1 colher de chá de gengibre ralado

1 colher rasa de café de cúrcuma em pó

Agora é só misturar tudo e beber todos os dias, em jejum. Boa saúde!  

© 2020 by Takashi Comunicação