Dia das Mães com almoço especial e muito amor, de perto ou à distância

Filha chef de cozinha prepara receita especial para presentear a mãe e ensina o passo a passo

A cozinha do Hilário Neto nunca esteve tão movimentada. Com o lockdown decretado e sem poder ir trabalhar, o engenheiro ambiental tem se aventurado em novas receitas para aproveitar o tempo livre. “Quando estou disposto, eu cozinho uma massa, uma carne de panela, o que der na cabeça. Em breve vou tentar os doces”, conta Hilário. 

 

Antes do coronavírus mudar a rotina do gente do mundo inteiro, a família do Hilário estava se preparando para a tradicional reunião no almoço de Dia das Mães. Mas os planos mudaram e agora a reunião com a mãe terá que ser virtual. “Ela está morando em Fortaleza com minha irmã e lá os casos de COVID-19 estão altos como aqui, por isso vamos nos falar pelo telefone, estaremos distantes para preservar nossa saúde”, detalha.

 

Para quem conseguiu ficar em isolamento ao lado da família, o almoço de Dia das Mães vai ser ainda mais especial. Na casa da chef de gastronomia Anna Pennafort, por exemplo, o presente da mãe terá um sabor todo especial, com a receita de autoria da filha: torta de camarão rosa com jambu, erva paraense bastante apreciada na culinária da região.

 

“A gente normalmente sai para almoçar fora nesse dia, mas com o isolamento vai todo mundo pra cozinha no domingo, menos a mamãe, claro!”, enfatiza a chef Anna Pennafort. Pra quem vai passar o segundo domingo de maio ao lado da mamãe, ou mesmo para quem vai enviar amor à distância, o importante é saber aproveitar o tempo livre durante o lockdown (bloqueio total), decretado em 18 cidades de 5 estados, como o Maranhão e o Pará.

 

Então, que tal aprender a receita que a chef Anna desenvolveu com tanto amor e oferecer o prato em homenagem às mães? Anote o ingredientes!

 

Torta de camarão:

 

Massa:

200g de trigo

100g de manteiga gelada

1 gema

Água 

 

Recheio: 

200g creme de leite

90g requeijão 

70g de creme de leite 

1/2 maço de jambú cozido

200g de camarão fresco, limpo e cortado em pedaços menores 

1 ovo + clara separada da base.

 

Preparo

 

Base:

Em um Bowl coloque a farinha de trigo e a manteiga gelada em pedaços e com as pontas dos dedos misture até que fique uma consistência farinhenta, em seguida coloque a gema e um pouco de água, suficiente para misturar a massa até desgrudar da mão e se tornar homogênea, embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 30 minutos. Depois abra a massa e transfira para uma forma de aproximadamente 27cm (de preferência com fundo móvel), com o garfo faça alguns "furos" na massa para evitar que ela suba e leve ao forno médio preaquecido por 10 minuto. Depois dessa etapa reserve, espere esfriar para colocar o recheio.

 

Recheio:

Tempere o jambú a gosto e cozinhe até ficar macio, reserve. O camarão pode ser previamente temperado ao seu gosto também, refogue-o em fogo baixo e em seguida coloque o creme de leite e o requeijão, coloque o jambú que já está cozido (corte o jambú para que não fique os maços inteiros, assim fica mais difícil para cortar depois de pronto) e com a panela já fora do fogo misture o ovo e a clara. (Não coloque com o recheio quente pois pode cozer o ovo).

Despeje o recheio na base e leve ao forno médio preaquecido por aproximadamente 35 minutos. Ao tirar do forno espere a torta esfriar um pouco para desenformar.

© 2020 by Takashi Comunicação