Fim de semana com hambúrguer feito em casa

Artesanal, gourmet ou tradicional: veja como preparar um hambúrguer saboroso para o lanche

De diferentes tipos e apresentações, os hambúrgueres a cada dia ganham mais opções de sabores e são alguns dos lanches mais consumidos no mundo. Na semana em que se celebra o Dia do Hambúrguer (28 de maio), que tal conferir algumas dicas para aproveitar o fim de semana e se aventurar na cozinha?

 

“Eles são variados e atraem diferentes paladares, do mais simples até os mais exigentes. Tradicionais, artesanais, vegetarianos, gourmetizados e de diversos outros tipos, com recheios e formas as mais variadas. São excelentes opções de lanche e os ingredientes vão muito além do clássico pão, carne e queijo”, destaca o chef Rafael Libério, que também é proprietário de uma hamburgueria.

 

O chef explica que o  hambúrguer tradicional é o mais simples de fazer e montar, sendo facilmente encontrado pelas redes de fast food e quiosques. Geralmente, a composição leva pão, carne, queijo, bacon, salada e molho, e atende ao gosto daqueles que têm um paladar mais tradicional, sem tantas inovações ou ingredientes tão diferentes nos sanduíches.

 

Já o gourmet é um tipo que, de uns anos para cá, tem ganhado cada vez mais o gosto e a preferência das pessoas, principalmente aqui no Brasil. “Isso acontece porque ele deu ao estilo tradicional uma nova roupagem, sendo produzido com ingredientes diferenciados e mais frescos, em contraposição ao primeiro tipo, que se utiliza mais de alimentos processados em sua produção”, esclarece Libério.

 

Assim, os hambúrgueres do tipo gourmet se diferenciam dos demais por serem mais refinados e produzidos no próprio estabelecimento onde é comercializado. Eles costumam ser compostos por apenas um blend de carne, com uma porcentagem determinada de gordura, que garantem a suculência e a maciez do sanduíche.

 

Artesanal x Gourmet 

 

Geralmente, as pessoas costumam fazer confusão entre os tipos gourmet e artesanal, acreditando que ambos têm o mesmo estilo e forma de produção. Entretanto, cada um possui suas particularidades. No caso do gourmet, o que o caracteriza é o fato de ele remeter à alta gastronomia, utilizando-se de ingredientes frescos e nobres em sua preparação.

 

Já no caso do hambúrguer artesanal, a principal característica é que ele é feito de forma manual, porém sem que haja tanta preocupação com  produtos de alto padrão e permite uma maior variação de sabores.  

 

O chef ressalta que o hambúrguer precisa de um equilíbrio nos ingredientes. “O segredo está na carne, ela é a estrela do burger. É pedir no açougue a carne para moer na hora e escolher uma boa opção, como a  Fraldinha, ou então, carnes mais nobres, assim o blend terá muito mais sabor”.  Ele ressalta que as pessoas estão saindo dos ingredientes tradicionais e aderindo a hambúrgueres com  queijos nobres como brie, provolone, gorgonzola e outros.

 

Vegano

 

Esse burguer veio para atender a uma parcela cada vez mais crescente da população, que são as pessoas chamadas de veganas, ou seja, que optaram por não se alimentar de nenhuma comida de origem animal. Sendo assim, os hambúrgueres veganos não levam nenhum ingrediente que tenha origem animal e, geralmente, são preparados com milho, batata, proteína de soja, queijo de soja (tofu), alguns cereais e leguminosas, que completam o prato.

 

Para comemorar este dia, o Spazio Mateus está recheado de promoções com diversos produtos que vão compor a receita do hambúrguer e que você pode fazer em casa. Para isso, separamos uma dica de burger. Confira:

Hambúrguer artesanal de fraldinha e bacon

 

Ingredientes

 

• 180 g de fraldinha

• 25 g de bacon

• Sal refinado a gosto

• Pimenta branca moída na hora a gosto

• 1 pão brioche

• 50 g de queijo fontina

• 2 fatias finas de pancetta

Modo de preparo

 

• Moer a fraldinha com o bacon, temperar com sal refinado e pimenta branca moída na hora, misturar e moldar.

• Grelhar

• Assar as fatias de pancetta e colocar sobre o hambúrguer, acrescentar sobre estes o queijo fontina ralado, deixar derreter e colocar no pão brioche aberto ao meio e levemente aquecido

• Servir com salada verde, tomate e batatas fritas e bom apetite!

© 2020 by Takashi Comunicação