Já sabe o que comer no almoço da sexta-feira Santa?

Confira algumas receitas de pratos deliciosos e econômicos

Na Semana Santa, seguindo a tradição católica, o costume é evitar comer carnes vermelhas. Por isso, pratos como peixes e outros frutos do mar ganham destaque nas mesas dos brasileiros. Para quem aprecia esses alimentos, o momento também é de reinventar na cozinha para agradar o paladar da família, nesse período de isolamento social. Nesse cenário, os almoços não serão servidos a grandes quantidades de pessoas, pois as tradicionais reuniões de família não podem ser realizadas atualmente, em respeito às orientações da OMS - Organização Mundial de Saúde - diante da pandemia do novo coronavírus. Com menos gente à mesa, vale à pena exercitar os dotes culinários e testar algumas receitas ideais para estes dias de reflexão cristã.

Para quem está precisando economizar e quer um prato delicioso, a dica é a receita da torta de sardinha, afinal, esse peixe tem um valor mais baixo que outros. Inspirada na tradicional receita portuguesa do Bacalhau à Gomes de Sá, a sardinha vem como alternativa. Aqui também selecionamos uma receita deliciosa com o tradicional bacalhau. Depois de prontos, os pratos servem a até quatro pessoas. Confira!

Torta de sardinha

Ingredientes:

4 latas de sardinha

2 cebolas roxas

700g de batata

1 vidro de passata de tomate ou 1 lata de tomates pelados

Modo de preparo:

Refogue a cebola em um frigideira já quente e vá acrescentando temperos e especiarias. Retire todo o óleo das latas e acrescente a sardinha na frigideira. Na sequência, misture a passata de tomate. Outra dica é usar o cheiro verde nesse momento. Corte as batatas, ainda cruas, em tiras finas e cozinhe até ficarem macias.

Montagem:

Em um refratário pequeno untado com um fio de azeite, faça uma camada de batatas, acrescente o molho e siga até completar o refratário. Finalize com batatas e tiras de cebola.

Leve ao forno à 200°C por aproximadamente 20 minutos.A receita pode ser servida com arroz ou uma salada verde de acompanhamento.

Bacalhau em Postas com Azeite Aromatizado

Para quem não abre mão do bacalhau, a sugestão é o Bacalhau em Postas com Azeite Aromatizado.

Ingredientes

800 g de bacalhau dessalgado, em postas pequenas

meio quilo de batatas em lascas largas, com casca

meia xícara (chá) de azeite

5 dentes de alho em laminas

200 g de tomates cereja inteiros

1 talo de alho-poró fatiado

2 cebolas roxas pequenas em pétalas

meia xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço

2 envelopes de Tempero e Sabor Legumes

1 colher (chá) de sal

4 colheres (sopa) de cebolinha-verde picada

Modo de preparo

Em uma panela grande com água fervente cozinhe as postas de bacalhau até que estejam macias, sem desmanchar. Deixe esfriar e limpe o bacalhau, retirando as espinhas e a pele. Reserve. Na mesma água, cozinhe as batatas até que estejam macias porem ainda firmes. Reserve. Aqueça o azeite em uma frigideira, adicione o alho e desligue o fogo, para que não doure (deve apenas refogar). Em uma recipiente grande misture as batatas cozidas, os tomates cereja, o alho-poró, a cebola roxa, as azeitonas e tempere tudo com o envelope de tempero e o sal.

Montagem

Coloque esta mistura em um recipiente refratário grande, formando uma camada. Sobre esta camada distribua as postas de bacalhau reservadas, acomodando-as entre os vegetais, e regue tudo com o azeite aromatizado com o alho. Cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que tudo esteja macio. Polvilhe com cebolinha verde e sirva a seguir.

© 2020 by Takashi Comunicação