Jogar fora pra quê?

Descarte menos: confira dicas para reaproveitar materiais que iriam para o lixo!

Muitas pessoas, ao descartarem o lixo em suas casas, ainda colocam restos de comida, plástico, papéis, alumínio e demais resíduos na mesma lixeira. Separar os tipos de resíduos em dois - lixo comum e lixo reciclável - é tarefa fundamental para que o processo de reciclagem ocorra, principalmente, durante o período de isolamento social, em que a produção de lixo domiciliar tende a aumentar.

 

Cientes que os recursos do planeta são limitados e que, portanto, precisamos fazer uso consciente de cada um - em especial, os naturais -, uma das formas mais importantes de se ter uma vida mais sustentável é adotar práticas que visem o reaproveitamento do "lixo" doméstico.

 

Para ajudar você nessa tarefa, preparamos algumas ideias que lhe farão pensar duas vezes antes de jogar qualquer coisa fora. Basta tesoura, um pouco de tinta, cola e pitadas de criatividade para que transformações maravilhosas surjam do que iria para no lixo. Confira!

 

1 - Vasos de plantas com garrafas pet

 

As garrafas de plástico, como as garrafas pet, são um dos símbolos mais emblemáticos da reciclagem. Por isso, nossa primeira dica é um vaso de plantas feito com esse material. Você só precisa de uma garrafa pet, tesoura e tinta (de preferência, à prova d'água).

 

Passo a passo: Corte a garrafa horizontalmente, retirando a parte de cima e a deixando cerca de 15 cm de altura. Em seguida, pinte da cor que preferir e deixe secar, nessa hora solte a criatividade. E pronto! Basta escolher a semente e plantar. O mesmo pode ser feito com potes de margarina ou manteiga.

 

2 - Chaveiro de rolha

 

Apreciar um bom vinho no fim do dia é um ótimo programa, mas já pensou em reaproveitar a rolha da garrafa que foi aberta? Saiba que ela pode se transformar em um charmoso chaveiro. Para essa dica, vamos precisar apenas de uma rolha, uma argola para chaveiro e um parafuso de olho.

 

Passo a passo: Perfure a superfície da rolha com o parafuso de olho e em seguida encaixe a argola para chaveiro. Simples e prático!

 

3 - Estojo de caixa 

 

Este estojo reciclado pode ser uma ótima alternativa para organizar material escolar, ou, quem sabe, até ajudar a organizar as ferramentas de costura, como tesouras, botões, fitas e canetas. Para esse item você vai precisar de uma caixa de leite vazia, tesoura, tecido e cola.

 

Passo a passo: Com a caixa de leite limpa e seca, recorte as emendas da parte de cima e de baixo. Depois, recorte também os quatro bicos da caixa.  Junte todas essas aberturas com a fita crepe, para a caixa ficar bem certinha. Depois, recorte toda a parte de cima da caixa de leite para abrí-lo como um estojo. Para reforçar, cole papelão no fundo e nas laterais do estojo. Em seguida, escolha um tecido e encape-o. Pronto, seu estojo já pode ser usado.

 

4 - Garrafa decorada

 

Lembra aquela garrafa de vinho ou espumante que usamos na dica 2? Chegou a hora de reaproveitar a garrafa. Aqui, além da garrafa, vamos precisar de barbante e cola de isopor.

 

Passo a passo: Com a garrafa limpa e seca, pegue a cola, passe ao redor e, em seguida, passe cuidadosamente o barbante em volta da garrafa, espere secar e, para finalizar, encha a garrafa pela metade com água. Pode colocar uma flor. Se preferir, também pode pintar o barbante direto na garrafa.

© 2020 by Takashi Comunicação

itens-para-reciclagemjpeg