Para cada dia da semana uma receita prática e saudável

Veja dicas de pratos que ajudam a equilibrar a alimentação em meio à correria da quarentena

A vida fitness não é mais a mesma após o isolamento social. Mas o importante é movimentar o corpo com exercícios físicos que podem ser feitos em casa, além disso, uma alimentação saudável é essencial para equilibrar o bem-estar.

Para quem busca praticidade e receitas equilibradas de pratos salgados, doces ou lanches da tarde, selecionamos algumas receitas, que não apenas vão ajudar você com a rotina corrida da quarentena, como também fazem parte de uma alimentação equilibrada. Confira!

  1. SEGUNDA-FEIRA

Macarrão integral ao pesto de rúcula

Ingredientes: 

1 pacote de macarrão integral do tipo espaguete; 

1 litro de água para cada 100 g de macarrão;

100 g de muçarela de búfala em tiras;

1 xíc. (chá) de azeite;

3 xíc. (chá) de folhas de rúculas lavadas;

1 dente de alho sem casca;

50 g de nozes picadas;

1 col. (sopa) de suco de limão;

1 col. (chá) de sal;

1 col. (chá) pimenta-rosa.

Modo de preparo:

Em uma panela grande, utilize 1 litro de água para cada 100 g de macarrão cru e cozinhe conforme as orientações da embalagem. Escorra.

No liquidificador ou processador, junte a rúcula, o alho, as nozes, o azeite, o suco de limão e o sal. Bata até que fique homogêneo. Reserve.

Em uma frigideira grande, salteie levemente o macarrão com o pesto. Retire do fogo. Sirva porções individuais decoradas com pedaços de muçarela de búfala e a pimenta-rosa.

2.                  TERÇA-FEIRA

Bolo de milho vegano

Ingredientes: 

2 xíc. de milho verde cozido;  

2 xíc. de farinha de milho grossa;

1 xíc. de farinha de trigo;

1 1/2 xíc. de chá de açúcar;

400 ml de leite de coco;

1/2 xíc. de coco ralado;

1/2 xíc. de óleo;

1 col. (chá) de sal;

2 col. (sopa) de fermento químico em pó.

Modo de preparo: 

Bata no liquidificador o óleo, o açúcar e o leite de coco, adicionando aos poucos a farinha de trigo, a farinha de milho e o sal. Separe a massa em uma tigela e bata separadamente o milho verde. 

Depois, junte o milho com a massa, misture mais e adicione o fermento. Mexa suavemente. Verta a massa em uma assadeira média já untada com óleo e farinha de trigo. Asse no forno preaquecido por 45 minutos (180°C). Só retire quando ele passar no teste do palito. Desenforme o bolo já frio.

3.                  QUARTA-FEIRA

Omelete de espinafre

Ingredientes: 

2 ovos; 

150 g de espinafre; 

2 col. (sopa) de leite em pó desnatado; 

1 col. (sopa) de ervas finas; 

1 dente de alho amassado; 

70 g de ricota. 

Modo de preparo: 

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, menos a ricota. Bata até obter uma mistura homogênea. Depois, despeje em uma frigideira untada com azeite. Espere dourar um lado e vire. Recheie com a ricota.

4.                  QUINTA-FEIRA

Panqueca de banana

Ingredientes: 

2 bananas bem maduras; 

2 col. (sopa) de farelo de aveia; 

2 ovos; 

Óleo de coco (ou manteiga) para untar.

Modo de preparo:

Quebre os ovos em uma tigela e acrescente o farelo de aveia. Misture, e acrescente as bananas amassadas. Despeje em uma frigideira untada e ligue o fogo. Quando dourar um lado, vire. Você pode enfeitar com canela e rodelas de banana.

5.                  SEXTA-FEIRA

Pudim low-carb

Ingredientes: 

5 ovos;

1/2 xíc. de água;

400 g de creme de leite sem lactose;

110 g de Adoçã (acúcar de maçã);

20 g de manteiga.

 Modo de preparo:

Coloque a Adoçã, água e manteiga em uma panela pequena e deixe em fogo baixo. Mexa até obter um caramelo. Acrescente metade do creme de leite e mexa até ficar uma mistura homogênea. Deixe engrossar levemente e desligue o fogo. Quando esfriar, bata no liquidificador ou use um mixer para uma textura cremosa. 

Depois, bata os ovos em um liquidificador por cerca de 2 minutos em velocidade alta. Junte os demais ingredientes (o restante do creme de leite e a mistura que você acabou de fazer) e bata por mais 1 minuto. 

Prepare um caramelo derretendo o pouco do açúcar de maçã com água e passe-o no fundo de uma forma. Depois, transfira o creme. Cubra a forma com papel-alumínio e asse em banho maria (com a temperatura baixa) até passar no teste do palito (ao espetar o pudim com um objeto, ele tem que sair sequinho, e não molhado). Desenforme apenas depois que esfriar completamente. Leve à geladeira por no mínimo duas horas antes de servir.

6.                  SÁBADO

Berinjelas recheadas

Ingredientes: 

4 unidades de Berinjela;

80 g de alcaparras;

50 g de anchovas;

150 g de parmesão;

100 g de pecorino;

Pimenta a gosto;

Flor de sal a gosto;

30 g de salsinha picada;

10 g de cebolinha picada. 

Modo de preparo:

Corte as berinjelas na horizontal sem retirar a ponta da raiz. Em uma panela grande, coloque água e cozinhe as berinjelas (tampe a panela para que elas cozinhem por igual). Após 25 minutos, retire as berinjelas, raspe a polpa e guarde a casca inteira.

Coloque as polpas em um bowl e misture com o restante dos ingredientes. Recheie as berinjelas com as polpas temperadas. Leve ao forno (200°C) por 10 minutos.

7.                  DOMINGO

Pizza de couve-flor

Esta receita contém, a couve-flor, que é rica em nutrientes, com vitaminas (C e do complexo B), betacaroteno, fibras, antioxidantes e fitoquímicos. Além de melhorarem o sistema imunológico, essas substâncias aumentam a capacidade do fígado de neutralizar substâncias tóxicas. 

Ingredientes:

3 xíc. de couve-flor ralada;

1 xíc. de queijo curado ralado;

2 col. (sopa) de especiarias e ervas secas (pode ser cúrcuma, salsa, alecrim, tomilho, manjericã);

1 ovo;

4 claras.

Modo de preparo: 

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Unte uma forma com azeite e coloque a massa para assar (200°C) por 20 minutos. Retire do forno e monte o recheio que desejar. Vale colocar tomate, queijo, brócolis, atum… Leve ao forno novamente até gratinar.

© 2020 by Takashi Comunicação