Quarentena: nada de desperdício!

Nutricionista ensina receita e esclarece as melhores formas de utilizar ao máximo os alimentos

A pandemia do novo coronavírus levou um grande número de pessoas a passarem mais tempo casa e, consequentemente, o preparo de todas as refeições aumentou. Com isso, é necessária a adoção de hábitos que proporcionem o máximo de bem-estar possível.

 

Nesse período de quarentena, o reaproveitamento de alimentos surge como forma de economia financeira e prática sustentável, ao evitar o desperdício dos alimentos. Por isso, separamos algumas dicas de como reaproveitar e reinventar os alimentos da sua geladeira e evitar que eles se estraguem antes mesmo de serem consumidos. 

 

Na medida ou congelado

 

A primeira dica é economizar. No caso de alimentos, antes de ir ao supermercado, o ideal é fazer uma lista com todos os itens necessários e priorizar alimentos como legumes, verduras e frutas. Essa também é uma forma de evitar a compra de produtos que não serão consumidos.

 

“Outra forma consciente para evitar o desperdício é cozinhar a quantidade adequada para o número de pessoas que estão em casa. Porém, pode-se também cozinhar em grande quantidade e congelar o alimento, aproveitando para outras refeições”, orienta a nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza.

 

Riqueza das cascas

 

Outra dica repassada pela especialista é aproveitar os alimentos parcial ou integralmente. “Cascas, talos, folhas externas e sementes também podem ser reaproveitados durante o preparo da refeição. Alimentos como abóbora, batata-doce, beterraba, cenoura, couve-flor e hortelã podem ter suas folhas aproveitadas.

 

Frutas como banana, tangerina, mamão, laranja, maracujá e goiaba podem ter suas cascas reutilizadas. Outras opções como agrião, beterraba, brócolis, couve-flor também possuem talos reaproveitáveis. Se contar nas  sobras de produtos prontos, com pão envelhecido”, revela.

 

Criatividade 

 

Agora que já conhecemos a importância de reaproveitarmos cascas, talos, folhas e outras alimentos, chegou a hora de aprender duas receitinhas que podem salvar o nosso bolso e ajudar a combater o desperdício de alimentos. Confira!

 

1) Suco de cascas de frutas

 

Ingredientes:

▪ 3 xícaras de chá de cascas de frutas variadas;

▪ 2 litros de água;

▪ Açúcar a gosto

Modo de preparo: Lave bem as cascas e bata no liquidificador com água. Em seguida, coe e adoce a gosto.

 

2) Bolinhos de talos, folhas ou cascas

 

Ingredientes:

▪ 1 xícara de talos (utilizei couve e agrião)

▪ 2 ovos

▪ 5 colheres (sopa) de farinha de trigo

▪ 1/2 cebola picada

▪ 2 colheres (sopa) de leite

▪ Orégano, sal e pimenta a gosto

▪ 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

 

Modo de preparo: Lave bem os talos e corte em cubinhos. Dê uma pré fervura somente nos cubinhos de couve. Em seguida,  bata os ovos, acrescente o restante dos ingredientes, coloque o fermento em pó por último e misture bem. Em uma panela com óleo quente coloque cuidadosamente uma colher da massa pronta e repita o processo até todos os bolinhos estarem fritos. Deixe esfriar e sirva!

© 2020 by Takashi Comunicação