Saiba como higienizar os alimentos após as compras

Além da higiene como as mãos para prevenir a proliferação da COVID-19, são necessários cuidados de higienização com os alimentos.

A rotina de todo mundo ficou alterada por causa do novo coronavírus. Para prevenir a proliferação do vírus, os cuidados se estendem até na hora de ir ao supermercado, onde deve-se passar o menor tempo possível no local, evitar levar a mão ao rosto e manter sempre a distância de segurança de outros consumidores. Esses são só alguns dos cuidados recomendados na hora de ir às compras.

 

Após as compras e ao chegar em casa, os alimentos precisam de um cuidado especial, mas como deve ser essa higienização? As dicas a seguir são da nutricionista Kátia Souza, do Grupo Mateus, que alerta para a importância desse hábito e destaca os cuidados com cada tipo de embalagem.

 

- Embalagens plásticas

 

Ao chegar em casa, após as compras dos alimentos, a higienização é fundamental e deve ser seguida com cuidado. No caso dos alimentos lacrados em embalagens plásticas, antes de colocá-los nos armários ou despensas, lave as embalagens com água e sabão e, em seguida, borrife álcool 70% ou solução clorada.

 

- Alimentos em caixa de papelão

 

Quanto aos alimentos com embalagem de papelão e que possuem uma embalagem secundária, a exemplo das aveias que vêm numa caixa e dentro da caixa um saco plástico, o ideal é descartar a caixa e manter o alimento apenas na embalagem de plástico ou de papel. É importante, também, transferir com uma etiqueta a data de validade do produto para a embalagem plastificada. 

- Frutas, verduras e legumes 

 

Retire frutas, verduras e legumes das embalagens, lave com água corrente e deixe de molho em um recipiente com água e água sanitária – para cada um litro de água uma colher (de sopa) de água sanitária. Deixe as frutas e verduras nessa solução por cerca de 10 ou 15 minutos no máximo e, em seguida, lave bem em água corrente e deixe secar naturalmente. Em seguida armazene na geladeira. 

 

- Alimentos com cascas

 

Alimentos que possuam casca precisam ser limpos com escovinha ou bucha, específicas para esse uso, para que a sujeira superficial seja retirada por completo. Depois, basta enxaguar em água corrente.

 

- Guardou os alimentos? Atenção às maçanetas e aos puxadores dos armários!

 

É fundamental que, após a higienização dos alimentos, maçanetas e puxadores dos armários e geladeiras sejam também higienizadas. Afinal, são eles que primeiro você toca antes de pegar o alimento que deseja, por isso, é importante mantê-los sempre limpos e higienizados.

 

 

- Lave as mãos!

 

Antes de após a higienização dos alimentos, maçanetas e puxadores dos armários e geladeiras lavar as mãos é fundamental.

© 2020 by Takashi Comunicação