Sem arraial, mas com delícia junina

Lojas do Mateus no Maranhão e no Pará oferecem pratos típicos da época mais festiva do ano

O mês de junho é a época do ano em que , principalmente, as cidades do Nordeste são palco de atrações culturais em homenagem aos santos São Pedro, São João e Santo Antônio. Mas em 2020, as tradicionais festas juninas não acontecerão devido à pandemia do coronavírus.

Apesar da ausência dos arraiais, a culinária da época junina estará presente para, com muito sabor, alegrar os apaixonados pelo São João.

Barracas juninas no Maranhão 

Mais que nunca, as tradicionais barracas juninas, montadas nas lojas do Grupo Mateus na Cohama, Calhau e Renascença farão toda a diferença nesse momento. Respeitando as medidas de higiene e distanciamento social orientadas por órgãos da saúde, as barracas contam com um cardápio recheado das tradicionais comidas típicas da época.

“Montamos uma variedade de comidas típicas que vão desde a tradicional torta de camarão, caranguejo, sururu aos  diversos tipos de arroz, como o Maria Izabel. Os doces da época também não poderiam faltar, por isso contamos com o espaço das sobremesas, onde oferecemos, por exemplo, bolo de macaxeira, pamonha, bolo de milho, canjica, mingau de tapioca, doce de amendoim, doce de leite com ameixa e outros”, anuncia Rivandré Basileu, analista de Marketing do Grupo Mateus.

Por medida de segurança sanitária, os pratos não podem ser consumidos dentro das lojas, mas o cliente tem liberdade para escolher quais comidas deseja levar para saborear em casa com toda segurança e higiene. “Todos podem levar os sabores do São João para casa. Os pratos típicos são dispostos no formato de buffet, com o quilo custando R$44,90 e as sobremesas R$45,90. Lembrando que nossas barracas funcionam das 11h às 22h e seguem até o dia 30 de junho”, lembra Rivandré.

São João no Pará

Não é somente no Maranhão e no Nordeste que os sabores juninos agradam tantos paladares. No Pará, assim como no Maranhão, as barracas de comidas típicas do São João contam com um espaço todo especial, montado ao lado do setor de padaria das lojas.

Mas, diferente do Maranhão, na terra do carimbó as receitas são outras e contam com as particularidades da tradição do estado. “Aqui, nossos clientes podem encontrar desde a típica maniçoba a tradicional pamonha. Além disso, o espaço conta os doces tradicionais da região”, garante o gerente do Mix Atacarejo em Pedreira, Edivan Maciel.

© 2020 by Takashi Comunicação