Sem desperdício!

Nutricionista ensina como manter alimentos conservados por mais tempo

Manter os alimentos por mais tempo conservados evita o desperdício, o que diminui a necessidade de sair de casa para fazer compras. Diante do isolamento social necessário como aliado no combate ao novo coronavírus, a nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza, dá algumas dicas de como prolongar a vida útil dos alimentos . “O armazenamento adequado contribui para manter a vida útil do alimento, assim como evitar que microorganismos deteriorantes entrem em contato com os mesmos, pois, se armazenados em locais e temperaturas inadequadas, muitos alimentos podem virar alvos de bactérias e, se consumidos, podem causar algum tipo de intoxicação alimentar”, ressalta.

Outro cuidado é com a higienização dos alimentos, que também ajuda a conservá-los por mais tempo. “Os locais que irão receber os alimentos devem estar sempre limpos. Guarde os separadamente, frutas, legumes e verduras, pois isso auxilia na conservação do sabor e da textura. Algumas frutas, como banana e abacate, emitem etileno, uma substância que acelera o processo de amadurecimento”, acrescenta.

Confira mais 8 dicas para conservar os alimentos!

1- Não separe as bananas antes de comê-las

A dica para impedir que as bananas escureçam em pouco tempo é deixá-las unidas, no cacho. Embrulhe os cabos das bananas em papel filme quando comprá-las e só remova quando for consumí-las.

2- Guarde uma maçã junto com as batatas

A melhor forma de impedir que as batatas passem do ponto rapidamente é colocar uma maçã no mesmo recipiente onde você as guarda. As maçãs produzem gás etileno, o que mantém as batatas frescas por mais tempo.

3- Mantenha as maçãs longe de outras frutas

O gás etileno é bom para as batatas, mas ruim para quase todos os outros alimentos. Guarde as maçãs longe da fruteira e, preferencialmente, em um saco plástico limpo dentro da geladeira.

4- Lave morangos com vinagre

Lavar os morangos com uma xícara de vinagre e três de água antes de guardá-los na geladeira ajuda a mantê-los frescos por mais tempo (só não esqueça de secar bem antes de guardar!).

5- Não guarde os tomates na geladeira

Refrigerar os tomates faz com que o sabor fique menos intenso e a textura mais seca.

6- Embrulhe o salsão e o cheiro-verde em papel-alumínio

Quando comprar salsão ou cheiro-verde, retire-os dos pacotes de plástico em que eles vêm e embrulhe-os em papel-alumínio. Ele permite que os gases que estragam o salsão e o cheiro-verde escapem, deixando os alimentos frescos por mais tempo.

7- Conserve ervas em copos com água

O melhor a fazer quando comprar pacotinhos com ervas é conservar o que não for usar em um copo com água no beiral da janela da cozinha. Dependendo de como você organizá-las, elas podem até se tornar elementos na decoração!

8- Quando as ervas estiverem quase passando do ponto, congele-as com azeite de oliva

A dica 8 é efetiva, mas nada dura para sempre. Quando as folhas estiverem murchando, corte-as, coloque em formas de gelo e preencha com um pouco de azeite de oliva. Congele as forminhas – que vão durar meses – e utilize as ervas quando for cozinhar.

© 2020 by Takashi Comunicação