Veja 5 alimentos ricos em vitamina D e conheça os benefícios do nutriente à saúde

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Essencial para o bom funcionamento do organismo, a vitamina D é fundamental para a saúde do corpo humano. Além de suas funções mais conhecidas relacionadas à saúde dos ossos, a vitamina é responsável também por outras atividades, trabalhando como reguladora do crescimento, sistema imunológico, cardiovascular, músculos, metabolismo e insulina.

 

A principal forma de ativar a vitamina D no organismo é por meio da exposição solar. Mas ela também pode ser encontrada em alguns poucos alimentos, como peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também têm a vitamina, mas em menor quantidade. 

 

Além de todos os benefícios no organismo, a vitamina ajudar a manter em boas condições o sistema imunológico. “As células que fazem parte do sistema imunológico, como os linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa, auxiliando na prevenção de doenças. Por isso, com uma alimentação balanceada e uma exposição solar adequada, de preferência em momentos de atividade física, é possível manter a vitamina D ativa no organismo”, explica a nutricionista Kátia Souza, do Grupo Mateus.

 

Com ajuda da especialista, separamos cinco dicas de alimentos que contêm vitamina D e podem ajudar a elevar os níveis do nutriente no organismo. Mas antes, não esqueça, o organismo produz vitamina D quando a pele é exposta ao sol e esse processo é responsável por quase 90% da produção do nutriente, já a alimentação é responsável apenas por 10% a 20% dessa vitamina no organismo.

 

DICAS

 

1) Peixes

 

“Salmão, atum, cavala e sardinha são fontes de vitamina D. A sardinha em especial,  é um enlatado que é uma opção para uma rotina mais rica em vitamina D. Apenas duas latas desse peixe oferecem 46 UIs. Além de ser de baixo custo”, lembra.

 

2) Gema de ovo

 

“A gema de um ovo grande oferece 37 UI de vitamina D. Fora isso, ovos são excelentes fontes de proteína”, destaca.

 

3) Ostra

 

“A ostra não é um alimento tão comum no dia a dia, mas também ajuda a aumentar a vitamina D no corpo, além de conter ferro, potássio e outras vitaminas como B e C”, explica.


 

4) Cogumelos

 

“Os cogumelos que mais possuem vitamina D são os que estão mais expostos à luz solar, consequentemente são os mais benéficos, como: shimeji, shitake, champignon, portobello e funghi. Por isso, é importante atentar-se às marcas que priorizam esse cultivo. Esse alimento também pode ser uma opção para estabilizar o nível da vitamina no organismo de pessoas veganas, contendo cerca de 400 UI de vitamina D em 100g”, pontua.

 

5) Leite fortificado

 

“O leite reduzido em gorduras pode ser um alimento rico em vitamina D. Cerca de 200ml de leite enriquecido com vitamina D supre quase 50% da recomendação da quantidade da vitamina necessária por dia”, recomenda.