Maduros ou verdes: aprenda a aproveitar 100% dos legumes e frutas sem desperdício

Quando chega o dia de fazer a feira, a procura é sempre pelos alimentos mais vistosos e bonitos. Para serem escolhidos eles precisam estar em perfeito estado, maduros ao ponto, sem marcas ou furos. São com esses critérios que muitos consumidores vão aos supermercados ou feiras para abastecer a geladeira.

 

A busca por legumes e frutas perfeitas coloca Brasil entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo. De acordo com dados da FAO Brasil – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, 28% dos alimentos se perdem no processo de produção agrícola e outros 28% são jogados no lixo após chegarem às casas dos consumidores. No mundo, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de comida são descartadas por ano, enquanto quase 800 milhões de pessoas passam fome.

 

Para transformar essa realidade a mudança precisa começar dentro de casa. “Antes de ir ao supermercado, o ideal é fazer uma lista com todos os itens necessários e priorizar alimentos como legumes, verduras e frutas. Essa também é uma forma de evitar a compra de produtos que não serão consumidos”, orienta a nutricionista do Grupo Mateus, Kátia Souza.

 

Na hora de escolher os alimentos é importante valorizar os nutrientes e não apenas a aparência. “A grande preocupação dos consumidores é de encontrar o alimento perfeito, sem marcas ou machucados, quando na verdade tanto os  alimentos maduros quanto os verdes contam com nutrientes. Por isso é fundamental conhecer sobre os alimentos para não sair comprando apenas o que satisfaz os olhos”, aconselha a nutricionista.

 

Maduro ou verde demais?

 

Maduras ou verdes, as frutas e verduras podem ser consumidas das mais diversas formas. Para ajudar você a descobrir novos sabores com alimentos já conhecidos, separamos algumas dicas que vão te surpreender. Confira:

 

Tomate verde

Sabe aquele tomate verde que você sempre rejeita e nunca levar pra casa? Ele pode render uma deliciosa salada. Basta picar e temperar ao seu gosto, se preferir pode até adicionar cebola. Um receita saudável e consciente!

 

Vale lembrar também que o tomate bem maduro pode ser transformado em um molho de tomate super saudável e prático.

Banana verde

 

As bananas verdes rendem uma receita saborosa de chips, o preparo é muito fácil:

Corte as bananas na diagonal, em pedaços grossos (cerca de 5 cm de espessura). Em seguida frite os pedaços de banana em óleo quente durante 5 minutos, ou até que estejam dourados.

 

No caso da bananas mais maduras, um  milk shake de banana com Nutella pode ser uma saída perfeita para não precisar desperdiçar a fruta. O preparo é bem simples, basta reunir 1/3 xícara de chá de Nutella, 1 xícara de leite, 3 colheres grandes de sorvete de baunilha, 1 banana madura e bater no  liquidificador por alguns minutos. Prontinho, é só servir gelado.

 

Abacaxi multiuso

Rico em fibras que ajudam a regular o intestino, o abacaxi pode ser aproveitado por completo. A polpa rende suco, bolos e até doces saborosos, já a casca um suco refrescante rico em fibras e nutrientes.

 

Quarta feira-livre Mateus

Agora que já sabemos como reaproveitar os alimentos e evitar o desperdício, chegou a hora de ir à feira. Para ajudar você, as lojas do Grupo Mateus contam com um dia inteirinho de promoções no setor de Hortifruti, é a “Quarta-feira Livre Mateus”. Com prateleiras repletas de produtos fresquinho e corredores cheios de cores e aromas, o que seria apenas mais uma feira se transforma em uma viagem gastronômica para os pequenos. Sem contar no preço baixo!

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