Buscar

Rico em fibras, alimento é indicado para pessoas de todas as idades




Quem quer manter uma alimentação saudável precisa olhar com muito carinho para a aveia, pois o cereal proporciona diversos benefícios à saúde. A nutricionista do Grupo Mateus, Katia Souza, indica que a aveia seja incluída em, pelo menos, uma refeição diária, pois o alimento possui nutrientes que atuam no combate a diversos problemas.

Para começar, é rica em cálcio, ferro e algumas vitaminas. “Esses nutrientes podem ser classificados em solúveis e insolúveis. E a aveia possui boas quantidades do primeiro tipo, o que auxilia na diminuição significativa do colesterol LDL (ruim), colesterol total do organismo e da glicose, o que beneficia pacientes com diabetes”, esclarece Kátia Souza.

Agora veja a lista com 5 benefícios imperdíveis que você vai amar conhecer!

1- Ajuda na saciedade

A aveia é uma excelente fonte de fibras que diminuem a absorção de açúcar e gordura no intestino e favorecem a saciedade. Por isso ela ajuda a controlar a vontade de comer, sendo ótima opção para quem está de dieta ou deseja controlar o peso. “As fibras também ajudam a regularizar os movimentos intestinais. A junção dos nutrientes solúveis e insolúveis mantém a digestão saudável. Evita qualquer tipo de sensação de inchaço ou de intestino preso (dois problemas que também podem influenciar para a obesidade)”, ressalta a nutricionista.

2- Fornece minerais importantes

Farinha de aveia é rica em nutrientes contém tiamina, magnésio, fósforo, zinco, manganês, selênio e ferro.

3- É naturalmente isenta de glúten

Apesar de ser naturalmente sem glúten, vale verificar o rótulo antes de comprar, pois ela pode ter traços dessa proteína simplesmente por ter sido processada ou transportada junto com o trigo, algo comum no Brasil.

4- Ajuda a defender o organismo

A aveia não tem uma ação direta na nossa imunidade, porém, por melhorar o trânsito intestinal, ela pode aumentar as defesas orgânicas do nosso corpo, uma vez que contribui para a saúde da flora intestinal. Afinal, 60% do total de imunoglobulinas do nosso corpo estão nele! Toda vez que estimulamos a microbiota intestinal, acabamos produzindo mais anticorpos, o que melhora a imunidade.

5- Faz bem para a pele

Como é um alimento rico em silício e proteínas, o consumo de aveia também é bom para a renovação de tecidos, como a pele. Isso ajuda nas divisões celulares e deixa o tecido com uma melhor aparência, além de mais saudável.

© 2020 by Takashi Comunicação