Buscar

Para desvendar os segredos da culinária Ayurveda, aprender os benefícios das especiarias para manter um corpo saudável e fazer uma viagem pelo mundo explorando sabores de países como Índia, Indonésia, Israel e Itália foi realizado um curso Detox Ayurveda, na última quinta-feira (07), no atelier Don’Anna, no Spazio Mateus.

A responsável por ministrar o curso foi a chef Ludmila Maia Nelson, formada no Kendall College de Chicago em 2017, nos Estados Unidos. Ela trouxe uma variedade de sopas  apresentando os benefícios das receitas e falou sobre a ciência indiana milenar, ayurveda, que reconhece como algo muito real usar os temperos e especiarias como remédios. Além de acrescentarem sabor ao alimento, eles contém agentes curativos, que possuem propriedades antiinflamatórias, anti-cancerígenas, além de facilitarem a digestão e trazerem benefícios ao coração.  Ideal para quem busca uma vida mais saudável e com longevidade.


“Essa ciência que estudei e a experiência que vivenciei em vários países, a Ayurvega mostra uma alimentação equilibrada de forma alcalina e com base nos vegetais de forma bem colorida, com ervas e especiarias. Trouxemos a sopa, que faz parte do protocolo Ayurveda, e é uma excelente forma de fazer um detox, durante à noite”, afirma.

 A chef explica que para a dieta detox em casos de pessoas que estejam com muito cansaço, sem foco, sem concentração e constipação, o ideal é tomar a sopa durante sete dias da semana. Em outros casos para manter a alimentação mais equilibrada duas vezes por semana ou mais vezes como preferir.

Ela ressalta  que somos o que comemos, o que conseguimos digerir e o que o organismo consegue absolver. “É uma forma de ver o indivíduo como ser único e saber que cada pessoa tem uma constituição própria, ou seja, nem todo alimento é bom para todo mundo. E ter esse autoconhecimento é primordial para saber que alimento te faz bem, qual beneficia sua constituição”, pondera Ludmila.

Para isso, o sistema holístico de medicina milenar da Índia, Ayurveda , destaca que cada pessoa tem o dosha, que é sua constituição fisiológica, emocional e comportamental no momento da sua concepção. Ele é baseado nas energias do universo e na ideia de que todas as pessoas possuem doshas, que são influenciados pelos cinco elementos do universo (éter, ar, fogo, água e terra). Todo mundo carrega em si os três doshas existentes, em diferentes proporções: Vata, regido por ar e éter, Pitta, por fogo e água, e Kapha, por terra e água.



“É trazer um equilíbrio entre corpo, mente e espírito, porque você digere não somente o que você come, mas digere também emoções. Então, é buscar um estilo de vida mais saudável com meditação, atividade física, self care, o cuidado de si, são os princípios da ayurveda com qualidade de vida e longevidade”, declara a chef.

A médica e endocrinologista, Cibele Magalhães, participou do curso e contou que foi uma oportunidade de somar essa experiência para seu trabalho com pacientes que buscam melhor qualidade de vida e uma alimentação saudável. “Eu trabalho nesta área da alimentação e a comida vegana é uma ótima opção, cheia de nutriente, livre de antioxidante. O curso vai me ajudar muito com os pacientes, pois amei todas as sopas e poderei passar a eles essas receitas e esse conhecimento”, concluiu a médica.


Teve curiosidade par aprender mais sobre as sopas Ayurveda detox? Então confira uma receita que separamos para você.

Sopa Israelense de Beterraba, batata doce e lentilhas com molho zhoug

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de coco

1 pau de canela

1 coelha de chá de sopa de semente de coentro

½ colher de cominho

½ colher de chá de erva doce

¼ colher de chá de cardamomo

2 colheres de sopa de gengibre fresco

4 dentes de alho

½ cebola roxa picada

1 talo de salsão

1 cenoura cortada em cubos

3 beterrabas cortadas em cubos

6 xic de de caldo de legumes

1 batata doce amarela

3-4 colheres de sopa de vinagre de maçã

2 xic de lentilha cozidas

Leite de coco fresco (opcional)

Modo de preparo:

Passo 1- em uma panela, adicione o óleo de coco. Adicione as especiarias e depois a pasta de alho e gengibre. Cozinhe por cinco minutos.

Passo 2- Adicione a cebola e cozinhe por 3 minutos. Depois acrescente a cenoura, salsão, beterraba e batata doce. Cozinhe por 10 minutos.

Passo 3- Depois acrescente o vinagre e deixe reduzir a seco. Adicione o caldo de legumes. Leve a fervura e depois deixe cozinhando em fogo baixo por 30 minutos.

Passo 4- Nos últimos 5 minutos adicione leite de coco fresco se optar por uma sopa mais cremosa.

Passo 5-Após cozida, transfira a sopa para um liquidificador e bata até formar um creme.

Passo 6- Volte para panela, adicione as lentilhas cozidas e ajuste acidez e sal.

Passo 7- Sirva com o molho Zhoug


© 2020 by Takashi Comunicação