Buscar

Na quarentena, dica é matar a saudade dos arraiais com a delícia dos pratos típicos




Chega o mês de junho e é impossível não pensar nas festas juninas com suas deliciosas comidas típicas, cheia de sabores: pamonha, mingau de milho, canjica, entre tantos outros pratos. Mas em tempos de pandemia e isolamento social, sem a realização dos arraiais, o jeito é preparar uma festa de São João em casa, bem particular, levando para mesa receitas tradicionais que marcam esta época do ano.

O Grupo Mateus se prepara para este período com diversos produtos: da matéria-prima, como o milho, até o prato pronto, como a pamonha quentinha, por exemplo. No Mateus Cohama, os clientes contarão com uma barraquinha recheada de gostosuras, que só de falar dá água boca, como o delicioso mingau de milho, bolo de milho e a indispensável cocada. Isso sem falar dos pratos salgados, como o típico arroz de cuxá, vatapá, tortas de camarão e caranguejo, entre outros. Uma verdadeira riqueza gastronômica!

Enquanto isso, que tal se arriscar na cozinha e preparar uma deliciosa pamonha pra homenagear os santos juninos?! Separamos uma receita simples e prática!

Pamonha

Ingredientes

5 espigas de milho com palha

¼ de xícara (chá) de coco fresco ralado

1 xícara (chá) de açúcar

1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Retire as palhas das espigas, com cuidado para que não rasguem.

2. Leve uma panela grande com bastante água ao fogo alto e deixe ferver. Mergulhe as palhas por 1 minuto e transfira para uma tigela. Dispense a água, encha a panela com uma nova água e volte ao fogo para ferver.

3. Enquanto a água ferve, prepare as pamonhas: com um ralador médio, dentro de uma tigela grande, rale as espigas de milho. Depois de raladas, raspe cada sabugo com a parte de trás de uma faca.

4. Sobre uma tigela, peneire o milho ralado, espremendo bem o bagaço com a parte de trás de uma colher até tirar todo o líquido. Descarte o bagaço. Junte ao líquido o coco ralado, o açúcar, o sal e misture bem. Vai adquirir consistência de creme.

5. Para fazer a embalagem da pamonha, deite na bancada duas palhas, uma de frente para outra, com as laterais encaixadas. Unidas, elas devem tomar a forma de um tubo. Use um barbante para amarrar a extremidade de baixo, bem firme. Com uma mão, segure essa parte, deixando a extremidade solta virada para cima. Use um funil para verter o creme. Feche a pamonha e amarre o topo com um barbante, deixando cerca de 3 cm de espaço entre o recheio e o enlace, para não vazar. Transfira para um prato e repita o processo até acabar todo o creme.

6. Transfira as pamonhas para a panela com água fervente e deixe cozinhar por 30 minutos. Retire com uma escumadeira, e deixe esfriar antes de abrir. 

© 2020 by Takashi Comunicação