Buscar

Mix Atacarejo do Olho D'Água era um dos mais aguardados da cidade



Calor humano à distância existe? Hoje, centenas de pessoas provaram que sim, ao visitarem durante todo o dia a mais nova loja do Grupo Mateus no bairro do Olho D'Água, em São Luís. Embora a inauguração estivesse marcada para às 7h, teve gente que chegou bem antes. Ramiro Cajado percorreu cerca de 100 km da cidade de Morros, onde vive e tem uma pizzaria, até São Luís, e garantiu o primeiro lugar na fila. “Sempre venho a São Luís para fazer compras e abastecer a minha pizzaria, mas dessa vez me programei para não perder as promoções de inauguração da nova loja. E posso dizer, valeu à pena chegar à meia-noite”, afirmou. Quem também aproveitou as ofertas foi a empresária Amanda Moraes. “Como o preço está bem baixo consigo aumentar minha margem de lucro ao vender os produtos. Aqui encontrei mercadoria que está com o valor muito menor que o habitual e isso para nós, empresários, é uma oportunidade de ouro”, atestou a proprietária de um mercado no município de São José de Ribamar, região metropolitana de São Luís. Se o atacado atrai pequenos e médios empreendedores, as ofertas do varejo agradam o bolso do consumidor que aproveita para abastecer a despensa, como fez dona Madalena Souza. “Agora, com a chegada do Grupo aqui na região, temos uma opção de comprar com comodidade e preços baixos. Moro aqui perto e agora minha vinda ao supermercado se tornou mais segura e acessível”, relatou a dona de casa que, antes, precisava pegar dois ônibus para fazer as compras do mês.  Medidas de prevenção No mundo todo, o momento é de prevenção contra o contágio do novo coronavírus. Respeitando todas as medidas de higiene e distanciamento social orientados por órgãos da saúde, a nova loja contou com aferição de temperatura dos clientes ainda na fila, do lado de fora; higienização das mãos e dos carrinhos; controle no distanciamento dentro da loja, além do uso obrigatório de máscara de proteção facial. Para manter a distância segura de um consumidor para outro, foi formada a uma equipe com colaboradores de diversos setores. “Montamos toda uma logística para controlar o distanciamento social e alertar sobre a importância dessa medida, mesmo durante as compras. Tudo para garantir a segurança dos nossos clientes e funcionários. Nossa equipe conta com 22 colaboradores atuando dentro e fora da loja”, informou Railma Lima, chefe de RH do Grupo Mateus.  Segurança, é o que sente a operadora de caixa, Iete Nunes, ao trabalhar com os equipamentos de proteção entregues aos funcionários que estão em contato direto com os consumidores. “É muito bom a empresa fazer isso por nós. Eu me sinto bem mais segura assim”, declarou a colaboradora, que, além da máscara, conta com a proteção de uma viseira e álcool em gel à disposição.

Geração de emprego

No Brasil, o desemprego atingiu 12,8 milhões entre os meses de fevereiro a abril, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Só no Maranhão, entre janeiro e março de 2020 havia mais de 424 mil pessoas

desempregadas - 100 mil a mais em três meses -, a taxa de desocupação no estado chegou a 16,1%, apontaram os dados da pesquisa PNAD/IBGE. Na contramão da crise econômica gerada pela pandemia, com a abertura de mais um Mix Atacarejo o Grupo Mateus gerou 343 novos postos de emprego para a população. “Abrir lojas e vagas de trabalho mesmo no meio da pandemia é uma benção de Deus. Temos a consciência de que o Brasil não pode parar e nossa empresa acredita nisso. Então, estamos nos esforçando, trabalhando com equipes empenhadas e gerando oportunidades”, enfatizou Ilson Mateus, Presidente do Grupo Mateus. 

Foi no meio da crise que Nalia Garcia, aos 24 anos, conquistou o primeiro emprego. “Sou muito grata. Fazer parte dessa grande família espalhada por três estados do Nordeste é uma grande honra. Vou me dedicar a cada dia para contribuir com o meu melhor para o Grupo e crescer profissionalmente”, revelou empolgada a auxiliar de loja.

Responsabilidade social

Em plena expansão, a região onde está localizado o novo Mix Atacarejo é uma das mais populosas da capital, no entanto, é onde se concentra uma parcela significativa de profissionais autônomos atingidos pela crise. Com o objetivo de ajudar a reduzir esse impacto, o Grupo Mateus estudou e identificou profissionais que tiveram as atividades interrompidas em razão da pandemia e os presenteou, de surpresa, com carrinhos personalizados para a produção e venda de lanches, além de um cartão Cred Nosso, com crédito de R$500,00. “Os trabalhadores informais foram os que mais sofreram com a pandemia. Por isso, essa iniciativa foi pensada para incentivar o pequeno negócio a não desistir e fazer com que a economia local flua”, enfatizou Ilson Mateus.

Dalila Marinho e Rosicleia Gomes foram algumas das pessoas beneficiadas com as doações e não perderam tempo. Chegaram cedo para economizar no primeiro dia de funcionamento do Mix Atacarejo. “Estou muito feliz com essa ajuda, estava precisando. Minha venda de lanches já estava fechada há um tempo, mas agora vou reabrir em grande estilo”, garantiu Rosicleia Gomes, que vende lanches na porta de casa. “Trazer mais economia e contribuir para a geração de renda em um momento de instabilidade financeira como o que vivemos é muito gratificante”, orgulhou-se Jesuino Martins, vice-presidente do Grupo Mateus.

© 2020 by Takashi Comunicação