Buscar

Paraenses apostam em banhos de cheiro para atrair sorte, tradição herdada da cultura indígena

Foto: Fernando Sette Câmara Na semana em que se celebra São João, muitos são os fiéis devotos do santo que se preparam para reverenciá-lo à base de muito banho cheiroso. Essa tradição, herdada dos povos indígenas da Amazônia brasileira, mantém-se até os dias atuais, em especial, entre os paraenses. Mesmo com as limitações de distanciamento social, diante da pandemia do novo coronavírus, muita gente tem buscado nas feiras e mercados encontrar ervas aromáticas apropriadas para a simpatia.

“Coloquei minha máscara e vim garantir o meu banho. Esse ano a gente tem que pedir pela nossa saúde, não é mesmo?”, contou Rita Martins, aposentada já garantiu a preparação de banho para fazer em casa.

As erveiras - como são conhecidas as vendedoras de banhos no Pará - oferecem verdadeiros talismãs para o mês junino. O banho de São João é mais do que especial, garante Dona Socorro: “Aqui tem louro, dinheiro em penca, levante e raiz do sol. Você toma o banho da cabeça pra baixo pensando em São João e vai ter boa sorte o ano inteiro”, assegura a erveira.

Os turistas também procuram as simpatias da Amazônia pra levar pra casa. Na barraca da Dona Coló, no tradicional mercado popular Ver o Peso, ela promete banho contra o desemprego e até pra afastar infidelidade entre casais.

“Essas ervas são sagradas pra gente, eu aprendi com a minha mãe, que aprendeu com a minha vó. Não é apenas misturar as folhas na água e tomar o banho, tem que ter fé!”, lembra a erveira.

Para atrair boa sorte na semana de São João, dá pra fazer o banho em casa. A erveira conhecida como Tia Hilda ensina uma receita com ingredientes que você encontra em qualquer Supermercado Mateus.

Banho junino de boa sorte

Ingredientes

1 litro de água gelada

1 maço de manjericão 

1 maço de alecrim fresco

1 maço de jambu (opcional) 

Modo de preparo

Macerar todos os ingredientes à mão na água gelada e tomar o banho do pescoço pra baixo, mentalizando boas energias.

© 2020 by Takashi Comunicação