Buscar


Doar sangue: ato simples e que pode salvar muitas vidas. A colaboradora do Grupo Mateus e assistente de Recursos Humanos, Dreyciane Farias,  conta que sempre teve vontade de doar, mas nunca havia concretizado o gesto. Quando veio a oportunidade,  não pensou duas vezes e se tornou doadora no próprio ambiente de trabalho, o Centro Administrativo do Grupo Mateus na Cohama. “Gostei muito dessa iniciativa da empresa, precisamos ajudar as pessoas neste momento tão difícil. Queria doar antes, mas para mim era complicado o deslocamento até o Hemomar, hoje, pude fazer a doação e agora pretendo doar outras vezes, essa corrente do bem não pode parar”, contou entusiasmada Dreyciane.

A ação, realizada nesta quinta-feira (04), faz parte de uma parceria do Grupo Mateus por meio do setor de Responsabilidade Social, com o Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar), que está no segundo ano, e tem como objetivo manter o estoque de bolsas de sangue e a rede abastecida,  que  neste momento encontra-se com  estoque baixo de sangue, diante do cenário de pandemia, por causa da ausência de doadores.

“Passamos por esse tempo difícil e essa doação de hoje é de extrema importância, sabemos que a doença em foco é a Covid-19, no entanto, há muitas pessoas nos hospitais precisando de sangue, pacientes que vão fazer uma cirurgia, ou que estão em tratamento contra câncer e tantos outros casos”, detalhou a enfermeira do Hemomar, Marilene Braga.

Pensando em toda a comodidade e segurança dos colaboradores, foi realizada toda uma logística para a doação e os cuidados foram redobrados. Os voluntários permaneceram em distanciamento de um metro, evitando aglomeração. Várias salas foram disponibilizadas para a ação, desde a triagem, aferição da pressão, entrevista, coleta e um espaço para o lanche após a doação.

Ao todo, mais de 100 colaboradores se interessaram pela iniciativa e a maior motivação foi a solidariedade. “Houve um engajamento muito bom dos nossos colaboradores, fizemos um agendamento do horário de doação, pensamos na higienização, na segurança e no conforto de todos. Sabemos a importância desse ato  de salvar vidas e temos muito carinho por este projeto”, contou a chefe de RH do Grupo Mateus, Railma Lima.

A coordenadora de responsabilidade social do Grupo Mateus, Lucidalva Araújo, ressalta que projetos como esse cumprem a missão de trazer ações de responsabilidade social tanto para os colaboradores como para a comunidade. “Sabemos dessa realidade de pessoas que necessitam de sangue. É um momento em que mais do que nunca precisamos exercitar a nossa solidariedade. É um projeto que desde o início abraçamos e que se baseia em um simples gesto. E esse é o objetivo, promover ações entre os colaboradores com a comunidade, e o resultado foi super positivo”, afirmou.

A enfermeira do Hemomar, Marilene Braga, agradeceu ao Grupo Mateus. “Neste momento, o nosso estoque no Hemomar está baixo, posso dizer em sinal de alerta, e estamos nos empenhando, ao máximo, em buscar doadores. Nós estamos felizes com essa parceria e agradecemos demais a iniciativa do Grupo Mateus junto aos seus colaboradores”, ressaltou. 

© 2020 by Takashi Comunicação